Sex, 13 de dezembro de 2024, 01:04

UFS divulga proposta educativa para o pré-natal na 10ª Semac
Oficina ‘Nascer no caminho da humanização’ divulga conhecimento sobre o parto humanizado e capacita estudantes de diversos cursos
Legenda: (foto: Elisa Lemos /Ascom UFS)
Legenda: (foto: Elisa Lemos /Ascom UFS)

Na manhã desta quarta-feira, 11, durante a 10ª Semana Acadêmico-Cultural da Universidade Federal de Sergipe (Semac), aconteceu a oficina “Uma Proposta Educativa para o Pré-Natal: nascer no caminho da humanização”. O evento foi realizado na Didática 7 do Campus São Cristóvão e estudantes dos cursos de Fisioterapia, Medicina, Enfermagem, Engenharia Química e Educação Física estiveram presentes.

A oficina tem três objetivos: capacitar os estudantes sobre qual o processo correto para um parto bem-sucedido, divulgar o Projeto de Extensão Nascer UFS e convidar os alunos para participarem. O Projeto teve início em 2015 com uma pesquisa desenvolvida pela professora do Departamento de Enfermagem da UFS Rosemar Mendes a respeito da assistência oferecida para as gestantes e puérperas em Lagarto (SE). No decorrer dos anos, o Projeto cresceu, realizou oficinas em Unidades de Saúde de Sergipe e busca normalizar o acompanhamento humanizado de pré-natal e perinatal.


Legenda: Rosemar Mendes, professora e organizadora da oficina. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Legenda: Rosemar Mendes, professora e organizadora da oficina. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

Rosemar Mendes, organizadora do evento, destaca a importância da oficina. “O objetivo do projeto é levar conhecimento para que a mulher tenha poder de decisão sobre seu corpo e a maneira que deseja parir. Por isso, é fundamental fazer parte da Semac, porque aqui conseguimos um alcance maior e estimulamos a adesão dos alunos”.


Legenda: Maria Ruth Sano Física (Foto: Elisa Letos, estudante de Educaçãmos/Ascom UFS)
Legenda: Maria Ruth Sano Física (Foto: Elisa Letos, estudante de Educaçãmos/Ascom UFS)

A estudante do Curso de Educação Física Maria Ruth Santos conta sua experiência no evento. “Estou mapeando experiências de gênero em um Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) e, dentro da pesquisa, vi muitas mortes de mulheres em partos que poderiam ter sido evitadas. Acredito que falar mais sobre experiências de parto e educar a população vai ajudar muito, principalmente, mulheres pretas e nordestinas como eu”, ressalta Maria Ruth.


Legenda: Marcela Fernandes, estudante de Engenharia Química. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)
Legenda: Marcela Fernandes, estudante de Engenharia Química. (Foto: Elisa Lemos/Ascom UFS)

A estudante do curso de Engenharia Química Marcela Fernandes procurou uma oficina da Semac que abordasse um tema diferente do que ela tem estudado na graduação e se surpreendeu. “Na oficina, aprendi como pequenas coisas fazem diferença. Por exemplo, a presença do acompanhante é garantida por lei e relaxa a grávida, mas, infelizmente, muitos hospitais negam esse direito”. Além disso, Marcela comenta que recentemente acompanhou o parto de uma amiga, “eu vi o descaso dos profissionais, agora eu percebi que algumas posturas que eu achava naturais, na verdade, são violência obstétrica”.


Legenda: Além da divulgação científica, a oficina realizou dinâmica em grupo. (Foto: Elisa Lmos /Ascom UFS)
Legenda: Além da divulgação científica, a oficina realizou dinâmica em grupo. (Foto: Elisa Lmos /Ascom UFS)

“Apesar de o projeto ter iniciado no curso de Enfermagem, a parceria com outros cursos é sempre bem-vinda. Inclusive, durante a pandemia, contamos com o o de Ciência da Computação, que nos ajudou a manter o nosso contato com as mães por meio de um aplicativo”, destaca Rosemar Mendes. Em 2025, a professora Rosemar lançará edital para os alunos que desejam participar do Projeto e aproveitou para fazer o convite.


Legenda: Lucas Moreira, estudante de Medicina. (Foto: Elisa Lemos /Ascom UFS)
Legenda: Lucas Moreira, estudante de Medicina. (Foto: Elisa Lemos /Ascom UFS)

Lucas Moreira é estudante do curso de Medicina e participou da oficina junto aos amigos. “Busquei essa oficina porque é uma área que eu quero aprender e confesso que valeu a pena acordar cedo, pois agora sei que devo evitar algumas manobras que podem causar risco à paciente e ao feto. Fiquei interessado em contribuir no projeto e indicaria para os meus amigos também”, diz.

Paloma Freitas
Jéssica Vieira - Ascom UFS


Notícias UFS