A entrega do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica aconteceu na manhã desta sexta-feira, 13, no auditório da Didática 7, no campus de São Cristóvão da Universidade Federal de Sergipe (UFS). O evento, que marcou o encerramento da 10ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac), contou com a apresentadora de TV e roteirista Anne Samara como mestre de cerimônia e o pianista Raul Bittencourt como atração musical.
Para o reitor da UFS, professor Valter Santana, é muito gratificante chegar ao final de mais uma Semana Acadêmico-Cultural da instituição. “Nesse momento, poder olhar para trás e ver a intensidade que foi a vivência da universidade durante essa semana e premiar aqueles alunos que já são vitoriosos pelo contexto, pela sua construção, pelo caminhar para chegar até aqui, nos deixa muito felizes. Que essa seja a marca da nossa universidade”.
Em 2024, a Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFS) ficou responsável pela coordenação-geral da 10ª Semac. Sueli Pereira, pró-reitora titular da Proex, conta que as expectativas para o evento foram cumpridas. “Ficamos muito felizes com a realização da Semac e a participação dos docentes, discentes, técnicos e comunidade externa”, revelou.
O pró-reitor da Proex em exercício, Guidionaldo Lirio Junior, revelou que o objetivo deste ano foi incentivar o pensamento inovador na educação e na formação cidadã dos discentes. “Acredito que o grande efeito da Semac é fazer com que os discentes se mostrem cada vez mais ativos nesse papel transformador social, cada vez mais protagonistas. Também acho que conseguimos cumprir esse desafio e estamos todos de parabéns”.
Renata Bonifácio é coordenadora de Pesquisa (Copes), setor responsável pela organização do 34º Encontro de Iniciação Científica (EIC). Para ela, este é um momento de reconhecimento. “Todas as universidades que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) têm esse compromisso de, ao final do ano, ter esse evento em que são feitas premiações às melhores pesquisas, depois de uma intensa avaliação do comitê externo e interno. Esse é um momento muito importante, pois o Pibic é a porta de entrada para a pesquisa e nada mais justo do que esses jovens pesquisadores receberem o seu devido reconhecimento”, ressaltou
Maria Eduarda é discente do sexto período do curso de Engenharia de Alimentos e conquistou o 1º lugar do Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, na área de “Engenharias”.
“Minha pesquisa fala sobre o aproveitamento dos resíduos da produção de camarão, em que são utilizadas as cascas e a cabeça para extrair pigmentos e aplicá-los na indústria alimentícia, pelo seu alto potencial antioxidante. Isso representa um futuro muito promissor para a indústria no estado. Eu estou radiante por ter alcançado o primeiro lugar depois de um ano de trabalho muito árduo. Para mim, isso é uma prova que vale a pena sim fazer pesquisa”, relatou.
Na área de “Linguagens e Artes”, a pesquisa da estudante Acna Franck, do quarto período do curso de Letras Português-Espanhol, conquistou o 1º lugar.
“Comecei a minha pesquisa quando estava ainda no primeiro período e ela aborda o combate à homofobia e transfobia no contexto hispânico. Eu estou muito feliz e realizada. É o meu primeiro prêmio, minha primeira Semac e minha primeira pesquisa. Também acredito que sou uma das primeiras pessoas trans a ganhar esse prêmio. Amanhã é meu aniversário, então, esse é o meu presente”
A 10ª Semana Acadêmico-Cultural (Semac) da UFS aconteceu de 09 a 13 de dezembro. Para conferir a cobertura dos eventos, clique aqui.
Brunna Martins - Ascom UFS